terça-feira, 8 de março de 2011

Eu tenho endometriose !

Há exatamente 04 anos atrás estava" comemorando "o dia internacional da mulher da seguinte forma: numa sala de cirúrgia , só lembro do Dº Luciano dizer "Feliz dia das Mulheres " e antes que pudesse responder apaguei geral , acordei umas 5 horas depois , achando que tinha apenas piscado os olhos , um rapaz de branco esperava meu despertar para me dá as orientações "Não levante a cabeça ' ...tá não levantei . Incrédula sobre a cirúrgia passei a mão na barriga e um pouco mais embaixo ... encontrei as ataduras ! É entrei na faca !
Mas esse episódio era só o meio da história , ou quase o final,se é que tem um !
Havia acabado de passar por uma videolaparoscopia  , a intenção era dar cabo da endometriose que há anos me maltrava no período menstrual e que ainda por cima me impedia de engravidar .Naquele dia perdi meu ovário direito que já não prestava pra mais nada (tinha virando um enorme endometrioma de quase 7 cm ) a parte boa era que meu anexo esquerdo estava uma beleza : óvario bonitinho , trompa sem cisto e permeável .
Naquele dia em especial só pensava no meu objetivo : engravidar .E no quanto aquele bebê já estava me dando trabalho e ele ainda nem existia . Bem a cirurgia foi uma beleza o pós operatório é que foi sofrido (depois eu conto).
Não vou explicar o que é endometriose ( o caro leitor que chegou até esse blog por mecanismo de busca já deve ter pesquisado sobre o assunto ) ,mas sim o que ela causa na vida da mulher que tem sido "premiada ' por essa moléstia .
Na adolescência ela é o verdadeiro inferno ! Todo mês vc é acometida por dores beirando o insuportável e ainda tem que ouvir de parente e médicos que nada ajudam que tu é "uma fresca , sensível , que a dor é pisicológica ...quando casar sara , quando ter um filho sara .... e mais blás blás daí pra pior niguém acredita que vc possa ter alguma doença verdadeira !
Na fase adulta se vc já não encontrou um remédio que lhe tire a dor nas regras adivinhe: vai perder empregos mais que o Seu Madruga do Chaves .
E (se até então vc não virou uma neurótica ) quando enfim se casar e pensar em ter filhos uma surpresa: vai encontrar dificuldades pra engravidar , se conseguir de maneira natural .Daí então descobrirá que lá pelos 28 anos além de sofrofrido por anos , ter sido negligenciada por médicos , você é uma mulher infértil( existe uma enorme diferença entre infértil e estéril viu!) isso se a doença já não estiver num estado tão avançado que uma gravidez mesmo que de forma articia (FIV) nunca aconteça , conheço alguém assim felizmente não era o meu caso.
Hoje eu tenho uma filha linda ( linpando a baba  uauaua) ,estou completamente assintomática da doença , mas até eu chegar aqui o caminho foi longo , longo e dolorido, não só fisicamente mas muitas vezes emocionalmente abalado e esgotante.
Se tá pensando em chorar com minha história , seque as lágrimas ! Dá pra conviver com isso e ser mentalmente sadio , de Dor física eu entendo muito bem , também tenho Fibromialgia ( outra lástima que niguém vê e pensa que quem tem isso ou é doida ou tem depressão ) .
A maior parte do tempo estou alegre cuidando da família , de mim , da casa... claro tenho os meus baixos , mas não é o fim do mundo , mas também não dá pra minimizar como a maioria dos médicos fazem . Aliás esse é o mal da maioria na " classe médica " a mania de minimizar os problemas dos pacientes ( desde que este não tenha um câncer) . Meu recado: saber que sempre tem alguém em situação pior que a sua não serve de consolo, nuca ! Nada está tão ruim que não possa piorar ... será que é consolo pra alguém que sofre de obesidade, por exemplo, saber milhares de pessoas passam fome diariamente? Duvido.
Hoje 08 de março dia Internacional da Mulher ! Devemos comemorar o quê?!.... não sei  nem recebi ainda uma rosa !

4 comentários:

Juliana disse...

Parabéns dobrado, né amiga?
Minha cunhada se operou esse ano, mas o dela estava virando um tumor e teve que retirar os ovarios e o utero...ela chorou muito, mas como já tinha dois filhos, isso ajudou a amenizar.

Guerreira heim??? Parabéns!!! Isso tudosó torna o dia mais especial!!!

Beijinho!
Ju e Clraar

Valquíria disse...

Oi Amiga, o importante é que Deus lhe deu a benção de provar e curtir o sabor de ser mamãe de uma fofura com a sua pequena!
beijos e feliz dia!
Val e Gui

Babuleta disse...

Boa Tarde.

Meu nome é Naiá e sou produtora do programa Ser Saudável da TV Brasil (http://tvbrasil.org.br/sersaudavel/). Estamos produzindo um programa sobre Endometriose para a segunda temporada do programa. Entro em contato para convidá-la a falar sobre o assunto, dar entrevista, mostrar como é o seu dia a dia, como foi seu tratamento, contar sua história, etc.

Fico a disposição para qualquer dúvida.

Desde já agradeço.

Naiá Giúdice
Produtora Executiva
Núcleo de Produção Audiovisual
TV Unisinos
(51) 3590.8706
(51) 8409.4485
naiagiu@unisinos.br

An@ Paul@... Mamãe do Pietro disse...

Oi Kicha

Obrigada pelas dicas la no meu blog sobre como proteger tudo .... Vou entrar em contato com a pessoa que fez meu lay p/ mudar isso no HTML . . .

Bjinhos

 

Eternamente Mãe | Desenvolvido por EMPORIUM DIGITAL