sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Blogagem coletiva sobre:Semana Mundial do Aleitamento materno


Seguindo a sugestão do Mamy Blogs
Vou escrever sobre a amamentação . A importância todo mundo já sabe , que é bom e o melhor leite do mundo, isso, também . Mas o que poucos sabem é que amamentar pela primeira vez não é algo tão natural , ou , tão fácil .
Meu parto foi cesárea ,quando me
trouxeram minha bebê pra amamentar recebi a ajuda de uma pediatra , que me mostrou o modo correto de oferecer o peito e como insistir pra que ela mamasse pois a guria só queria dormir , eu tinha que acordá-la , fazer cócegas pra ela não voltar a dormir.Confesso que fiquei desconfia que na maternidade , lá no berçário longe das minhas vistas , estavam oferecendo Nam pra ela , parecia que o neném não sentia fome . Até que na véspera da minha alta , já passavam das 22 hrs e a Samantha permanecia comigo no quarto ainda ,sei lá acho que ela ficou cerca de uma hora e meia mamando no mesmo peito . E de madrugada me trouxeram ela de novo ,chorona , querendo mamar , passou mais uma hora e meia ...
Enfim fomos pra casa .De dia er
a uma luta , tentava acordá-la pra dar mamar ,mas ,à noite ela chorava demais só se calava se tivesse com o peito na boca . As mamadas duravam cerca de duas horas ( uma em cada peito) e ainda assim ela chorava .Meus peitos machucaram ,doia muito ,não chegaram a sangrar , mas a sensação era que estavam com queimaduras .E a guria chorava , e os peitos doiam , o leite ainda era ralo ( COLOSTRO) . Eu passava o próprio leite no seio pra cicatrizar , mas , tomar Sol nos peitos fizeram toda diferença , o dia que esqueci de tomar Sol doeu três vezes mais .
Bem ,nesse ponto é que muitas mãe desistem de amamentar: o bebê que chora muito , os seios machucados , o leite que demora pra vim . Surgem um monte de dúvidas : "Será que meu leite é fraco ? "" Porque o bebê chora tanto ?" " Porque o bebê tá perdendo peso ?".

As respostas : Raramente uma mulher tem o leite fraco ( se é que existe leite fraco) . É normal o bebê perder peso nos primeiros dias de vida .E , é claro que ele vai chorar ( queria que ele falasse?kkkkkkkkkkkkkk) é tudo novidade pra ele que vivia no útero , "aqui do lado de fora " faz frio, sente fome e é tudo muito claro.

Sei que no quinto dia após o parto fiquei mais tranquila , me deu um tipo de calafrio, não sei explicar direito . Sei que senti calor e frio ao mesmo tempo (pensei que fosse febre) o seios "encheram " ficaram enormes e duros , era o leite de fato , à essa altura o seios já quase não doiam mais , minha bebê mamava até se fartar , já não chorava tanto , ficou mais tranquila .Começou a ganhar peso, com quinze dias de nascida as fraldas RN não serviam mais , as dobrinhas ficando cada vez m
ais aparentes. Pra terem idéia do meu alívio a Samy nasceu pesando 3,340 kg , deixou o hospital com 3 kg e no quinto dia de vida tava pesando 2,840 kg .Com um mês pesava 4,310 kg, um salto e tanto no peso !
Valeu a pena insistir na amamentação , Samy qua
se não ficou doente( só um leve resfriado, uma garganta inflada) .Tá se desenvolvendo bem .
A hora de mamar é só nossa , uma troca de carinho . Minha bebezona não dá sinais de quer desistir do mamazinho dela ao contrário , continua mamando e muito .Se alimenta bem , então não
vejo motivo pra desmamá-la. , sigo firme até ela completar dois anos !

1 comentários:

Fabiana disse...

Gostei da postagem sobre o aleitamento. Tenho um blog também, achei o seu super legal.

 

Eternamente Mãe | Desenvolvido por EMPORIUM DIGITAL