Guia Infantil

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Roséola infantil
A roséola infantil é uma infecção viral contagiosa que afeta lactentes ou crianças pequenas e causa o surgimento de uma erupção cutânea e febre alta.
A roséola ocorre mais freqüentemente na primavera e no outono, algumas vezes em surtos locais. A causa comum é o herpesvírus 6, um dos muitos vírus que produzem o herpes.Sintomas e DiagnósticoOs sintomas iniciam aproximadamente 5 a 15 dias após a infecção. Uma febre de 39,4 a 40,5 oC começa abruptamente e dura 3 a 5 dias. As convulsões convulsões febris (decorrentes da febre elevada) são comuns durante as primeiras horas da infecção, sobretudo quando a temperatura aumenta. Apesar da febre alta, a criança geralmente permanece alerta e ativa. Os linfonodos localizados na parte posterior da cabeça, nas regiões laterais do pescoço e atrás das orelhas podem aumentar de tamanho. O baço também pode apresentar uma aumento discreto de tamanho. A febre geralmente desaparece em torno do quarto dia.Aproximadamente 30% das crianças apresentam uma erupção cutânea, freqüentemente quando a temperatura cai. A erupção é vermelha e plana, mas pode ter áreas elevadas, principalmente no tórax e no abdômen, e menos intensamente na face, nos membros superiores e inferiores. Ela não é pruriginosa e pode durar algumas horas a 2 dias. O médico estabelece o diagnóstico baseando- se nos sintomas. A pesquisa de anticorpos e a cultura do vírus raramente são necessárias.TratamentoOs sintomas são tratados de acordo com a necessidade. A redução da febre é importante, sobretudo quando a criança apresenta convulsões febris. O acetaminofeno ou o ibuprofeno, mas não a aspirina, podem ser utilizados para reduzir a febre. A aspirina não é administrada a crianças ou adolescentes, pois ela aumenta o risco de síndrome de Reye.

A Samantha "pegou " essa virose , semana passada , ela esteve de febre por três dias direto ,não tinha remédio que baixasse , só aliviava mesmo depois dos banhos nornos , mas logo voltava a subir , na segunda noite a febre chegou aos 39º , gemia o tempo todo ...tadinha passei a noite em claro verificando a temperatura periodicamente , só quando baixou pra 37,5º é que tirei um cochilo .
No quarto dia a febre desapareceu e ela amanheceu enjoadinha cheia de manchas vermelhas ( toda empelotada parecia rubéola!) , recusou tudo ,nem água , só ficou no peito . Quase não fazia xixi , o que me deixou preocupada .Transpirava demais , como ela não queria beber outra coisa passei o dia com ela "pendurada " no peito .Ficou derrubadinha depois da febre , feinha de dar dó ! Dei banho nela com o chá da flor de sabugueiro , pra alíviar o desconforto ( ela se contorcia toda tentando se coçar), e os banhos tinham de ser rápidos , ela agarrava minha roupa querendo sair logo da água. Depois do banho era um chorôrô danado , a pele ficava toda irritada .Ainda bem que passou logo . No dia seguinte as manchas apareceram de vez ,mas passou logo ! depois estava com a pele limpinha ...nem parecia que teve alguma coisa!
Depois disso tudo toda rotina de alimentação e sono foi por água abaixo, tomou tanto Tylenol baby que não queria aceitar nada que eu desse pra ela a avó que ficou dando papinha pra ela por alguns dias .Tive que começar da estaca zero... tudinho denovo .Mas as coisa estão voltando a rotina de antes ,só paciência agora !

sábado, 20 de dezembro de 2008

Bruxa Fedida ...

Bruxa fedida , tomara que te dê dor de barriga ! ...rsrsrs Vou cantar essa música pra enfermeira que vacinou a Samantha , ô bicha da mão pesada! Tadinha da minha filha ficou com um calombão em uma das perninhas , a enfermeira de sempre a Dona Eni não estava , aí veio essa doida judiar da minha filha . Minha gatinha quase não reagiu só abriu o bico pra chorar ...mas desta vez ela chorou tão magoada , me olhou com aqueles olhos imensos cheios d'àgua como quem diz: "Porquê? O que foi te que fiz ? Me tira daqui? Socorrooooooooooooo...." Mão pesada mesmo , quando vi ,enquanto abraçava minha filha pra acalma-lá percebi que a minha blusa estava suja de sangue da Samantha , ai meu coração , não sou de fazer drama ,mas desta vez quase morri de pena da minha filhinha , passou o resto do dia resmungando , toda molinha , não deu febre mas também ninguém podia pôr a mão na perninha dela.

Tô brincando de fazer montagens com fotos dos bebês com o significado dos seus nomes, já fiz uma pra Clara , modéstia à parte , pra uma amadora como eu ficou linda! Claro só publiquei a foto porque a mamãe me autorizou ! Estou montando uma da Samantha aí eu vou postar como eu faço as montagens usando programas simples como o FOTOFILTRE e o PHOTOSCAPE.
A Samantha tá apredendo a se denfender , ontem à noite eu estavsa em uma reunião , já tinha acabado só estava esperando o Ed pra irmos embora ,pois a Samy tava caindo de sono , até que ela viu a avó ...se jogou nos braços dela , derepente um monte de gente ficou em volta delas . Bem a Samantha que geralmente distribui sorrisos pra qualquer um , estava enfesada e irritada com tanta gente falando e pegando nela ao mesmo tempo ,começou a resmungar , rosnar ou sei lá o quê , brava saiu distribuindo tapas em todo mundo.kkkkkkkkk Bem feito ! Não dá mole não Samantha , encheu o saco , mete o tapa mesmo. Tinha uma mulher que insistia em pegar a Samy mesmo contra a vontade dela...levou uns tabefes também.Peguei as chaves e fui pro carro ela esatava pra lá de irritada , com sono , com dor na perninha e ainda por cima aquele barrulhão , nem sei como ela não chorou . Pronto, no carro ela voltou a ser a menina de sempre risonha e curiosa, mexeu na porta do carro e apagou !
Outra coisa , as pessoas tem a mania chata de tirar a chupeta da boca da Samantha , e olha que ela só pega a dita quando tá com sono . Agora quando ela vê uma criança com chupeta mete a mão pra tirar da boca da criança .Belisca todo mundo no rosto , também as pessoas vivem a lhe apertar as bochechas então ela faz o mesmo , aperta o nariz de quem pega ela ou chega muito perto, não é ruindade não ela só faz isso nasa pessoas que ela gosta , vai ver ela pensa que é carinho!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Fiz 6 mêses , mas tô dodói


Meu amorzinho fez 6 meses ontem , mas num dá pra eu postar nada porque as vacinas deixaram ela molinha e chorona , dessa vez ficou derrubadinha ...as perninhas doem !

sábado, 13 de dezembro de 2008

Alimentação do bebê -tirando dúvidas


Eu estava com dificuldades para fazer a alimentação da Samantha , embora o Dr Molina orientasse direitinho , ainda tinha algumas dúvidas... minha preocupação era se eu não estava oferecendo alimentos demais pra ela , depois de ler a matéria a seguir ví que estava no caminho certo , ficou mais fácil :


Cardápio do bebê
Aos 6 meses, é hora de apresentar ao pequeno os primeiros alimentos sólidos. Pedimos ajuda a um especialista para explicar, tintim por tintim, como deve ser feita essa transição
Por Paula Desgualdo
Você leu tudo o que encontrou por aí sobre bebês, ouviu os conselhos das amigas e os palpites dos familiares - todo mundo guarda uma dica especial para presentear as mães de primeira viagem. No entanto, em vez de ajudar, tanta informação acabou gerando ainda mais dúvidas. A alimentação da criança, por exemplo, é uma delas. Sabe-se que por volta dos 6 meses é chegada a hora de o pequeno provar os primeiros alimentos sólidos - sem deixar de lado as mamadas, claro. Mas a verdade é que ninguém explica direito como fazer, por onde começar e o que evitar. Pedimos uma mãozinha ao pediatra e nutrólogo Fábio Ancona Lopez, da Universidade Federal de São Paulo, para detalhar o que deve ser feito na hora de oferecer ao filho a alimentação complementar ao aleitamento. Confira abaixo o passo-a-passo:

1. Comece pelas frutas A primeira novidade no menu do pequeno são os sucos naturais de frutas. Dê preferência às cítricas, como laranja, limão e acerola, que são ricas em vitamina C. Fábio Ancona Lopez dá a dica: "A laranja-lima costuma ter mais aceitação". Mas vale também misturar frutas e bater o suco com cenoura ou tomate, por exemplo. Segundo o especialista, os líquidos devem ser oferecidos entre as mamadas da manhã. Se o bebê mama às 8h e às 11h, o suco entra lá pelas 9h. A bebida pode ser servida em uma colher, um copinho ou, em último caso, uma mamadeira. A quantidade é bem pequena - cerca de 20 ou 30 mililitros - e varia de pequeno para pequeno.Atenção: não se preocupe se o bebê fizer cara feia ou recusar o líquido. Muitas vezes, a criança só vai aceitar o novo alimento depois da décima tentativa de apresentação. Assim, se ela não beber o suco hoje, tente novamente no dia seguinte.

2. A vez da papinha doce Cerca de 10 a 15 dias depois de incluir o suco na vida do seu filho, já é hora de acrescentar um lanche no cardápio dele, antes da mamada da tarde. E aí, não tem segredo. Banana amassada, maçã raspada, mamão... "O ideal é apresentar um alimento de cada vez e, só depois, misturá-los", orienta o nutrólogo. Dessa forma, ele aprende a diferenciar os sabores.Aviso: procure respeitar a vontade e o apetite do pequeno. Não insista mais de três vezes se ele virar o rosto e deixe que ele interaja com os alimentos. Lambuzar a roupa e tudo o que estiver em volta faz parte desse período de iniciação à vida de gourmet. "Comida não é remédio. Não tem dose nem hora exatas", lembra Fábio Ancona Lopez.

3. Meu primeiro almoço Um mês de papinhas doces e a criança está apta a degustar sabores salgados. Aqui vai uma receita básica e nutritiva de almoço, que pode entrar na rotina do bebê por volta do meio-dia: - Refogue 50 ou 100 gramas de carne, frango ou fígado em óleo vegetal. - Coloque temperos leves, como cebola, cebolinha, salsinha e uma pitada de sal. - Acrescente água e dois ou três tipos de vegetais. O ideal é misturar uma folha, uma raiz e um legume. Exemplo: agrião, mandioquinha e cenoura. - Cozinhe até ficar quase seco. - Amasse com o garfo e ofereça à criança. Não bata no liquidificador, para que os alimentos não percam as fibras. Se os pedaços de carne ficarem muito grandes, você pode batê-los sozinhos e depois colocar de volta no prato. - Dê uma fruta como sobremesa Lembrete: logo após o almoço, evite oferecer leite. Nessa hora, ele prejudica a absorção do ferro de alimentos como a carne.

4. Hora do jantar Espere entre duas e quatro semanas para preparar o primeiro jantar do bebê. Ele será praticamente igual ao almoço, mas agora a criança pode também comer grãos como arroz, feijão e lentilha. Ao final de todo esse percurso, seu filho deverá mamar três vezes ao dia (de manhã, à tarde e à noite), além de fazer as refeições elencadas acima. "Se a criança toma fórmulas especiais em vez do leite materno, o esquema pode ser antecipado. Não é preciso esperar até o 6º mês", afirma Fábio Ancona Lopez. Economize tempo: cozinhe cerca de quatro porções de uma só vez. É só congelar e você terá comida para a semana inteira. Para armazenar, não se esqueça de ferver o recipiente - inclusive a tampa e a colher que será usada. Coloque alimento até a boca do pote, para que não entre ar. Use uma bacia de gelo para resfriar e depois congele.

Música

Hoje resolvi matar saudades das minhas músicas preferidas dos anos 80 e 90 . As melhores do rock , fui colocando um pedaço de cada pra ver como a Samantha reagia : totalmente séria e atenta , até que eu coloquei uma do BRUCE SPRINGSTEEN-------STREETS OF THE PHILADELPHIA , e ela abriu um sorriso largo , pronto ! Tá decidido ela escolheu . A gente dançou agarradinhas com essa músisa , ela amou , agora tá brincando ou melhor destruindo a capa do meu CD . kkkkkkk
As dores? Deus do céu , parecem que vão me matar ! Ontem nem consegui ir fazer a fisioterapia , muito obrigada às minhas amigas blogueiras pelo apoio ,torço ,pra que vocês também melhorem ! Ninguém mererce essa dor ciática !Dá vontade de parar com a amamentação pra que eu possa tomar remédios que aliviem de fato a dor....mas eu aguento!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

As novas !


Tô de molho ! Estou com lombociatalgia , complicado né? Mas não é , traduzindo estou com dor na lombar , que ficou torta durante a gravidez somado ao excesso de peso , por causa disso a lombar irrita e comprime o nervo ciático o que me causa dores horríveis , entrevantes , nos quadris . Pois é antes era só o esquerdo , agora é ambos os lados . Tenho que perder 10 kg ainda , engordei um total de 27kg durante a gravidez ...e agora tem o peso do bebê pra complicar ainda mais o quadro , o ortopedista até pediu pra ver a minha filha (pensou que ela já tinha oito meses hihihi!), me olhou com aquela cara de dó e disse: " não vai poder tomar remédio algum , por causa da amamentação , vai fazer fisioterapia pra ajudar ...o jeito é ir perdendo pesso logo !Sem graça ! Acha que é fácil? Pra complicar só um pouco mais não consigo fazer caminhadas por causa da dor , senão já tinha dado cabo do sobrepeso faz tempo.Bem comigo é só , agora vamos à Samantha , teve consulta de rotina na segunda :





Está pesando 8,810kg

Medindo 67,5 cm

Uma graça , ergue o peito , tentando sentar sozinha.Geniosa e decidida, quando quer pegar alguma coisa e não consegue , faz berreiro pra gente pegar pra ela ou pelo ao menos colocar ela perto do seu alvo , que ultimamente são o cão e o gato...fazer o quê ? Deixo ela pegar neles , coitadinhos ela enche as mãozinhas de pele do gato e torce como se tivesse beliscando , mas o bichano gosta, vai entender? Claro que depois lavo bem as mãos dela.





Não pode ver a gente comendo nada que quer também . Senta sem apoio ,quando coloco no carrinho ela vai pra frente e fica brincando com a bandeja , ama brincar no cercadinho . Agora que descobriu de vez os pezinhos, se distrai bastante arrancando as meias pra brincar com eles!





Essa noite me deu um baile até eu entender o que ela queria , toda vez que a colocavba no berço ,ficava agitada até acordar ,fez isso umas cinco vezes ou mais era só colocar no berço que ela acordava , pensei até que ela tava sentindo alguma dor .Deixei ela na minha cama deitada comigo pra ver , então ela colocou os pés na minha barriga e as mãos no meu rosto e adormeceu num instante , quando fui colocá-la no berço ia acordando novamente , ficava balançando a cabeçinha o tempo todo , então coloquei ela de ladinho e puf!...Dormiu! Ficou nessa posição à noite toda ,vai entender, ela sempre dormiu de barriga pra cima , agora resolveu mudar , hoje a soneca foi de ladinho também ! Ainda bem , gosto muito de ninar a minha filha , mas não posso mais me dar ao luxo de ficar tanto tempo com ela em pé , por causa da minha dor !
Ah ! Ai meus sais ! Agora ela tá naquela fase em que os bebês jogam as coisas no chão só pra a gente pegar , tem gente que não entende e pensa que é birra ! Ela se diverte com isso .Essa menina é um barato , quando ouve alguém chamando o seu nome , mesmo que ele seja mencionado numa conversa, olha imediatamente fica procurando que a chamou !Bonitinha rsrsrsrsrs....
Bem, é só ...beijos pras mamis e pros babys !

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O seguinte e-mail anda circulando pela internet , eu mesma já o recebi diversas veses :

Assunto importantíssimo para as mulheres que usam absorventes . Por favor, leia e repasse a todas as pessoas.ABSORVENTE
Leia com atenção o rótulo do absorvente interno que você for comprar da próxima vez, e veja se você encontra alguns dos itens listados neste e-mail. Não sabemos quantas mulheres no mundo sofrem de câncer cervical a tumores...
Você já ouviu falar que os fabricantes de absorventes internos usam asbestos na fabricação de absorventes?
Por que eles fariam isto? Porque asbestos fazem você sangrar mais; se você sangra mais, logo vai precisar de mais absorventes. Por que isto não vai contra a lei, visto que asbestos são tão perigosos?
Porque os poderosos, com toda sua "sabedoria", não consideram os absorventes internos como produtos alimentares e, portanto, não os consideram ilegais ou perigosos.
Na revista mensal ESSENCE há um pequeno artigo sobre isto e eles mencionam dois fabricantes de absorventes alternativos de algodão.
Essas companhias são: Organic Essential @1(800)765 6491 e Terra Femme @(800) 755 0212. Uma mulher que tem seu P.H.D na Universidade do Colorado/EUA, Boulder, escreveu o seguinte:
"Eu estou escrevendo isto porque as mulheres não são informadas sobre o perigo de alguns absorventes, algo que a maioria de nós utiliza.
Eu estou dando aulas neste mês e eu tenho estudado muito sobre biologia e sobre a mulher, já que muito absorventes internos são realmente perigosos (por essa razão, ao discutirmos o assunto em classe, a maioria das mulheres ficou realmente brava e revoltada com os fabricantes de absorventes), eu mesma decidi começar a fazer alguma coisa sobre isto.
Para começar, eu vou informar todas as mulheres que puder e enviar e-mails rapidamente para todas que eu conheço".
Ou seja, absorventes internos contêm duas substâncias potencialmente perigosas: rayon (para absorver), e disxido (um produto químico usado para provocar sangramentos).
O problema é que a dioxina produzida neste processo de sangramento pode trazer sérios problemas para as mulheres.
Dioxina é potencialmente cancerígeno (câncer associado), é tóxico para o sistema imunológico e reprodutivo. Também está associado à endometriose e à diminuição da contagem de esperma para os homens. Ele quebra o sistema imunológico de ambos os sexos.
Em setembro último o EPA, Agência de Proteção ao Meio Ambiente, informou que é realmente inaceitável o nível de exposição da dioxina acumulada e a demora para desintegrar-se na natureza.
O perigo real vem do contato repetitivo. De Karem Couppers: "Tampe as indústrias de Tampax". O rayon e a dioxina contribuem para o perigo dos absorventes. Quando as fibras do absorvente são introduzidas na vagina (como normalmente ocorre),ele cria um campo adequado para a dioxina, que permanece um tempo mais longo que um simples algodão.
Esta é também a razão pela qual a TSS(Síndrome do Choque Tóxico) ocorre. Quais são as alternativas? Usar produtos para higiene feminina que não provocam sangramento e que sejam também de algodão. Outros produtos para higiene feminina (absorventes externos), contém dioxina, porém não são tão perigosos, pois não ficam em contato direto com a vagina.
Os absorventes externos precisam segurar o sangramento, mas obviamente, os internos são muito mais perigosos. O que você pode fazer se você não pode deixar de usar absorventes internos? Use absorventes internos 100% algodão, e que não provocam sangramento. Infelizmente, poucas indústrias no mundo têm procurado produzir absorventes seguros (Sumga, Alemanha, Inglaterra,etc.),enquanto que osEUA insistem em não divulgar este assunto.
Em 1989 ativistas na Inglaterra fizeram uma campanha contra sangramento provocado. Após seis semanas e 50.000 cartas, os fabricantes de produtos para higiene substituíram os produtos maléficos por oxigênio (um dos métodos verdes à disposição, conforme informações da MS magazine, maio/junho 1995.
O que fazer agora? Diga ao povo, a cada um, informe-os. Nós estamos sendo manipulados por estas indústrias e pelo governo! Vamos fazer alguma coisa sobre isto!
Por favor, escreva às indústrias Tampax (Tambrands), Playtex, OB, e outros. Ligue para os números de atendimento ao consumidor das embalagens. Faça-os saber que nós exigimos produtos seguros -TODOS OS ABSORVENTES EM ALGODÃO!

Agora note o que diz o seguinte a artigo , contradizendo a denúncia acima :

Sua Saúde - Mulher
Absorvente e sexo podem evitar endometriose


Busca
Busque outras notícias no Terra:


Estudo, cujos resultados surpreenderam os pesquisadores, sugere que as mulheres que usam absorventes internos ou fazem sexo durante a menstruação teriam menos propensão de desenvolver endometriose. A pesquisa realizada com mulheres com e sem endometriose mostrou que aquelas que usavam exclusivamente absorventes internos eram menos propensas a ter a doença. Os resultados foram similares entre mulheres que mantinham relações sexuais pelo menos às vezes durante o período menstrual.
Contudo, as descobertas apenas estabelecem uma associação entre esses comportamentos e o baixo risco de endometriose, em vez de provar que o uso de absorventes internos e sexo na menstruação podem evitar a doença. "Pode-se dizer que... (as descobertas) abrem a porta para estudos futuros", disse o médico Harvey J. Kliman, da Universidade de Yale, em New Haven, Connecticut (EUA).
Kliman, o autor sênior da pesquisa, disse à Reuters Health que as descobertas de sua equipe eram "bastante surpreendentes", levando em conta o que os pesquisadores sabem sobre o desenvolvimento da endometriose. A endometriose ocorre quando o tecido que reveste o útero (o endométrio) é encontrado fora do órgão - geralmente nos ovários e nas trompas de Falópio e quase sempre fica na região pélvica. Normalmente, o endométrio se rompe e mensalmente é eliminado durante o período menstrual.
Mas o tecido endometrial na superfície externa do útero não tem saída e a área ao redor pode ficar inflamada e inchada, frequentemente causando dor. Especialistas acreditam que o refluxo do fluido menstrual - condição chamada menstruação retrógrada - contribui para a enfermidade. Qualquer coisa que intensificar esse fluxo, incluindo absorvente interno e sexo, poderia aumentar o risco de endometriose. Com o novo estudo, Kliman declarou que "estávamos absolutamente convencidos de que sexo durante a menstruação seria algo ruim".
Mas na pesquisa, realizada com mais de 2 mil mulheres, os cientistas verificaram o contrário. Ao perguntar às participantes sobre a atividade sexual, as mulheres com endometriose foram menos propensas a responder que faziam "às vezes" ou "com frequência" durante a menstruação, comparadas àquelas sem a condição. Elas também tendiam mais a "nunca" ou "raramente" fazer sexo nesse período, segundo os resultados publicados na edição de junho da revista Gynecologic and Obstetrical Investigation. A mesma situação foi observada quando as mulheres foram questionadas especificamente sobre orgasmo durante o ato sexual.
Os autores sugerem que ter um orgasmo na menstruação pode proteger contra a endometriose ao intensificar as contrações uterinas que expelem o fluxo menstrual. Em relação ao uso de absorventes internos, conhecidos como tampões, poucas mulheres com endometriose relataram usar exclusivamente esse tipo de absorvente atualmente e no passado- menos de 12 por cento, comparadas aos 21 por cento das mulheres saudáveis. As que usavam os absorventes convencionais tinham mais que o dobro do risco de endometriose, mostrou o estudo.
A indicação de um efeito protetor dos absorventes internos "realmente nos surpreendeu", afirmou Kliman. Ele ressaltou, como explicação para essa ligação, que os absorventes internos podem ajudar a puxar os "resquícios" durante a menstruação, em vez de obstruir sua saída. Contudo, se os absorventes internos podem evitar a endometriose ainda não está claro. Além disso, o estudo se baseou na lembrança da mulher de seu histórico menstrual e sexual. E como os sintomas da endometriose incluem relação sexual e menstruação dolorosos, as aquelas com a condição podem evitar as relações sexuais durante a menstruação.
Mesmo assim, Kliman apontou que a pesquisa perguntou às mulheres sobre seu comportamento ao longo dos anos reprodutivos. Além do efeito protetor, Kliman afirmou que as descobertas devem ajudar a "livrar-se do medo" de que os absorventes internos contribuem para a doença. Ele disse que alguns especulavam que esse tipo de absorvente - que até a metade da década de 80 continha dioxina - pode promover a endometriose. "Isso (estudo) me faz pensar que os absorventes internos certamente não levam à endometriose", destacou o pesquisador. "Acredito que posso dizer com certeza."

Vamos acreditar em quem , ou , no quê ? Tenho endometriose , mas nunca usei absorvente interno ! Faço bastante"amor" (tô até com vergonha de dizer) mas não durante a menstruação (que nojo!) e continuo com endometriose do mesmo jeito .
Porque será que os especialistas e ou médicos sentem vergonha de dizer simplesmente : "não sei " , é aquela velha história você vai no médico , aí ele não sabe o que você tem , mas , ao invés de dizer que não sabe manda você tomar soro na veia e diz que você tá com virose ...aliás tudo é virose kkkkkkkkkkkk
 

Eternamente Mãe | Desenvolvido por EMPORIUM DIGITAL