terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Roséola infantil
A roséola infantil é uma infecção viral contagiosa que afeta lactentes ou crianças pequenas e causa o surgimento de uma erupção cutânea e febre alta.
A roséola ocorre mais freqüentemente na primavera e no outono, algumas vezes em surtos locais. A causa comum é o herpesvírus 6, um dos muitos vírus que produzem o herpes.Sintomas e DiagnósticoOs sintomas iniciam aproximadamente 5 a 15 dias após a infecção. Uma febre de 39,4 a 40,5 oC começa abruptamente e dura 3 a 5 dias. As convulsões convulsões febris (decorrentes da febre elevada) são comuns durante as primeiras horas da infecção, sobretudo quando a temperatura aumenta. Apesar da febre alta, a criança geralmente permanece alerta e ativa. Os linfonodos localizados na parte posterior da cabeça, nas regiões laterais do pescoço e atrás das orelhas podem aumentar de tamanho. O baço também pode apresentar uma aumento discreto de tamanho. A febre geralmente desaparece em torno do quarto dia.Aproximadamente 30% das crianças apresentam uma erupção cutânea, freqüentemente quando a temperatura cai. A erupção é vermelha e plana, mas pode ter áreas elevadas, principalmente no tórax e no abdômen, e menos intensamente na face, nos membros superiores e inferiores. Ela não é pruriginosa e pode durar algumas horas a 2 dias. O médico estabelece o diagnóstico baseando- se nos sintomas. A pesquisa de anticorpos e a cultura do vírus raramente são necessárias.TratamentoOs sintomas são tratados de acordo com a necessidade. A redução da febre é importante, sobretudo quando a criança apresenta convulsões febris. O acetaminofeno ou o ibuprofeno, mas não a aspirina, podem ser utilizados para reduzir a febre. A aspirina não é administrada a crianças ou adolescentes, pois ela aumenta o risco de síndrome de Reye.

A Samantha "pegou " essa virose , semana passada , ela esteve de febre por três dias direto ,não tinha remédio que baixasse , só aliviava mesmo depois dos banhos nornos , mas logo voltava a subir , na segunda noite a febre chegou aos 39º , gemia o tempo todo ...tadinha passei a noite em claro verificando a temperatura periodicamente , só quando baixou pra 37,5º é que tirei um cochilo .
No quarto dia a febre desapareceu e ela amanheceu enjoadinha cheia de manchas vermelhas ( toda empelotada parecia rubéola!) , recusou tudo ,nem água , só ficou no peito . Quase não fazia xixi , o que me deixou preocupada .Transpirava demais , como ela não queria beber outra coisa passei o dia com ela "pendurada " no peito .Ficou derrubadinha depois da febre , feinha de dar dó ! Dei banho nela com o chá da flor de sabugueiro , pra alíviar o desconforto ( ela se contorcia toda tentando se coçar), e os banhos tinham de ser rápidos , ela agarrava minha roupa querendo sair logo da água. Depois do banho era um chorôrô danado , a pele ficava toda irritada .Ainda bem que passou logo . No dia seguinte as manchas apareceram de vez ,mas passou logo ! depois estava com a pele limpinha ...nem parecia que teve alguma coisa!
Depois disso tudo toda rotina de alimentação e sono foi por água abaixo, tomou tanto Tylenol baby que não queria aceitar nada que eu desse pra ela a avó que ficou dando papinha pra ela por alguns dias .Tive que começar da estaca zero... tudinho denovo .Mas as coisa estão voltando a rotina de antes ,só paciência agora !

5 comentários:

Geovana disse...

Nossa mãe que horror, pobre da Samantha, como pode uma coisa dessa né, mas que febrao, não sabia dessa, e o pior que nao temos como evitar esse tipo de virose, quando meu filho tinha uns 2 aninhos pegou "rotavirus" agora tem vacina mas antes nao tinha nossa fui parar com ele na cti porque so vomitava, e muita diarreia, mas graças a Deus ficou bom assim como a Samy né...

Desejo que no ano que vem, você e sua familia...

Realize todos os sonhos;
Descubra a cada dia coisas novas para realizar esses sonhos...
Não tenha medo de viver o momento em que eles acontecerem;
E, nesses momentos, descubra novos sonhos.

Feliz Ano Novo!

Gislene disse...

Oi, passei pra desejar um feliz ano novo e pra dizer que só hoje vi seu recado no meu blog. Vou tirar uma foto bem especial e mandar pra você. Bjos!!

Fabiana disse...

****Feliz 2009!!!****

Muito amor e alegrias...

Bjos, Fabi e Julinha

Deisi e Clara disse...

oiii

q Bom q a Samy tá melhor...
nossa cris a Clara tá com uma assadura horrivel..apareceu do nada e tanto q eu cuido..affee..
mais hoje deu uma melhorada, comprei a dermodex tratamento, parece q tá resolvendo...
pior q o pedi del tá de férias, só semana q vem, me passou ela por tel.
a Samy já teve né???oq vc fez?

beijão...
aparece no msn sumida...bj

beijão

Juliana disse...

Oieeee
Tadinha da Sam!!! Mas está melhor??
Lembrei agora que você tinha me pedido uma foto da Clarinha de férias né???
Alguma do blog serve? Se não vou te mandar outra!
Ainda não vi o post do soninho...
Beijocasssssssssssssssss

 

Eternamente Mãe | Desenvolvido por EMPORIUM DIGITAL