segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Endometriose e infertilidade



A Gravidez não acontece,e agora?
« : Abril 19, 2007, 02:15:44 »

Esta semana tem sido uma das piores desde que descobrir a endometriose,acho que assim como eu todas portadoras deste mal,tá passando ou já passou por isso:muita tristeza por ver o tempo passar e nada!nada de gravidez,simplesmente nada!É como se estivesse de luto às avessas,você sente falta de um filho que ainda não existe(e se depender da endometriose nunca vai existir!).Puxa! me sinto esgotada emocionalmente,já fiz tudo que podia pra "domar" a "monstra",fiz video ,tomei a zoladex,meu ovário direito foi embora tomado pela endo...e até agora nada!Fisicamente?Tô bem,obrigado!Mas na farmácia não vende remédio que tire essa dor causada pela imcapacidade de poder gerar um filho.Tratar a endometriose apenas clinicamente,é um tratamento falho ,posso dizer que as dores emocionais superam em muito as físicas.E agora?Porque a gravidez não acontece?Aparentemente não tem mais nada de errado comigo,tô vendo o tempo passar e a possibilidade da endo voltar com toda força ,me assombra!Reforço a idéia que portadoras de endometriose deveriam ter o direito de um tratamento piscológico também,a endo é um fardo e a infertilidade um fardo adicional,que pode levar algumas a beira da loucura, confesso que li uma matéria no site da ABEND(mente e corpo sem traumas) que me ajudou muito,até imprimi pra quando precisasse estivesse à mão,mas não é o suficiente!Aquela que nunca se sentiu assim que atire a primeira pedra:com a vontadade louca de jogar tudo pro alto e sumir!Ainda bem que isso passa e logo nos damos conta que é preciso continuar,fazer o que estiver ao alcance,se eforçar arduamente na luta contra a "monstra",e conseguir alcançar a tão desejada gravidez...depois a felicidade de ser chamada de mãe!
Tirei o texto acima do fórum de endometriose , foi eu quem escreveu !Meu Deus! que fase horrível da minha vida , na época ainda estava sob o efeito da zoladex ,nem imaginava que só voltaria a menstruar em junho ,pra quando fosse outubro descobrir que estava grávida ,naquela época tudo não passava de um sonho distante , mas eu consegui e adivinhem ,sabe o que minha filhinha anda treinando falar? Não , não é a mamãe é " papá" "paipai" , ai eu não aguento!
Uma breve descrição do meu problema e tratamento:
Laparoscopia:

Permite ao cirurgião:

1. Avaliar danos nas tubas e detectar a endometriose
2. Verificar adesões na cavidade abdominal
3. Oferecer visão direta dos ovários e avaliar ovulação recente
4. Ajudar a detectar miomas uterinos ou um defeito congênito
5. Ver cistos ovarianos.
6. Por alguma razão, o processo de laparoscopia aumenta a chance de uma mulher ficar grávida, talvez pela lavagem das tubas com a tintura.


Gravidez com endometriose

Para entender o que é a endometriose, é preciso saber o que é o endométrio. O endométrio é o tecido que reveste o útero internamente. Todos os meses, quando a mulher menstrua, ele descama. Logo após a menstruação, ele inicia seu crescimento, para depois, novamente descamar, no próximo ciclo menstrual. É sobre o endométrio que os bebês se implantam.
Se a mulher engravidar, ele permanece durante a gestação, caso contrário, será eliminado no sangue menstrual. Esse revestimento, muitas vezes, pode se implantar em outros órgãos. Quando isso acontece, dá-se o nome de endometriose, ou seja, endométrio fora do seu local habitual.
Segundo a Associação Brasileira de Endometriose, a doença está presente em 10% das mulheres em idade reprodutiva. "A doença pode acometer mulheres a partir da primeira até a última menstruação, com média de diagnóstico por volta dos 30 anos. Em média, a mulher tem 32 anos quando é feito o diagnóstico da doença. Em 44% dos casos passaram-se cinco anos ou mais até a doença ser diagnosticada", informa Joji Ueno, coordenador do curso de pós-graduação, Especialização em Medicina Reprodutiva.
Sintomas da doença: A maioria das mulheres com endometriose apresenta dismenorréia, ou seja, cólica menstrual, o primeiro e mais importante sintoma da doença. Muitas vezes, são cólicas intensas que incapacitam as mulheres de exercerem suas atividades habituais. A dor pode ainda manifestar-se durante a relação sexual. Este é o segundo sintoma.
Além desses sintomas, podem estar presentes a dificuldade para engravidar e alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação. Nos casos mais avançados, a dor pode ocorrer também fora do período menstrual. Cólica intensa é o principal sintoma de endometriose e leva à suspeita de que a doença esteja instalada.

6 comentários:

Fabiana disse...

Olá Kicha!

Vim aqui para te oferecer o Prêmio Dardos, oferecido para bons blogs, para recebê-lo é só passar no blog da Julinha.

Estou esperando!

Bjos, Fabi

georgea disse...

Nossa, que bacana oque você digitou, e como seu blog é lindo!!!! Parabéns.
Realmente, graças a deus, tenho dois filhos, apesar da endometriose, e tenho trompas ligadas, descobri agora esse problema. Bjks Ge

Lidsy disse...

Puxa, que lindo o seu blog. É, sei exatamente o que passou quando escreveu o comentário para o fórum, pois estou passando pelo mesmo, a diferença é que meu cisto era bilateral e não perdi o ovario. Fiz vídeo e desde o final do tratamento com zoladex (4 meses) espero minha menstruação. sinto, dentro de mim, que logo estarei grávida. É o meu maior desejo.
Obrigada por fazer eu não me sentir sozinha.
bjos, Lidsy.

samantha tomczak disse...

Oi,aqui é a samantha!tudo bem?Hoje li o seu artigo onde falava sobre a dificuldade de engravidar que a dença causa a endomentriose.Sabe não tenho essa doença,mas estou com essa dificuldade de engravidar.Por 3 anos usei anticoncepcional injetavel de 3 mese,em janeiro desse ano parei definitivamente.demorei para menstruar uns 5 meses,e agora que aparentemente se regularizou,mais ainda nada...na minha cabeça parece que eu nunca vou ficar gravida..já tive em dias piores onde essa preocupação era constante agora tento me distrair criando o meu blog,fazendo croche entre outras coisa do diaadia...só gostaria de compartilhar esse sentimento com alguem espero que não esteja te encomodando!beijos e visite meu blog wwwsameseuscroches.blogspot.com

Sandra disse...

oie
fiquei muito contente ao ler o final do texto... estou no final do tratramento usando zoladex 3.6,
e depois vou fazer indução de ovulação, espero que minha menstruação não demore tanto p/ descer, pq tem caso q demora de 6 a 1 ano p/ ela voltar, tento não ficar anciosa, melhorei muito o emocinal depois que li alguns blogs e depoimentos sobre o a endo, isso ajuda aumentar a nosso fé! bjim p/ vc e que DEUS nos abençoe!!!

Anônimo disse...

Your сurrent write-up fеatures verifieԁ bеnеfісiаl to myself.

Ιt’s veгy uѕeful and you rеally are obviouslу quite wеll-informeԁ
of this type. You get οpened my own еye to νaгіous thοughts about this particular ѕubjeсt matter along ωith intеrestіng and sound written
contеnt.
Here is my site ; xanax online

 

Eternamente Mãe | Desenvolvido por EMPORIUM DIGITAL